"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 19 de março de 2009

Deus confiou no homem


A vida de José nos aponta a nossa responsabilidade de esposos, de pais, de padres. Está na hora de nós homens realizarmos, em nossa vida, o projeto de Deus para nós. Homens que assumem a sua posição. A maturidade própria de José, homem de trinta anos.

Deus criou o homem para ser chefe. Não para estar por cima nem para ser dominador, mas para ser chefe. Aquele que assume, aquele que carrega. Essa é a vocação do homem.

Seu primeiro chamado é ser homem de Deus: quem o criou foi Deus, quem o chamou foi Deus, quem lhe deu a missão foi Deus. Nesta humanidade que caminha para Deus, o homem foi colocado como locomotiva. Ele foi feito para puxar toda essa humanidade rumo ao céu. O homem foi feito para arrastar. Ele é que deveria arrastar a sua esposa e não ser arrastado por ela.

Da mesma forma, ele é quem deve abrir caminho e arrastar os filhos. A mulher é a sua companheira e auxiliar que leva os filhos pelo coração, mas quem arrasta para Deus é o homem.

Deus quer homens másculos, fortes, robustos, para serem locomotivas e levarem para Deus, de onde veio e para onde vai essa humanidade. Arrastar todos aqueles que Deus lhes confiou.

Deus confiou ao homem uma família, como a confiou a José. Do mesmo modo, o Senhor entregou-lhe uma mulher, entregou-lhe filhos, como os entregou a José. Nós homens, infelizmente, não estamos levando a sério nossa missão. Levamos a vida como uma diversão: bar, amigos, cerveja, mulheres... Continuamos pensando que o homem “dá um duro no trabalho” e por isso tem o direito de “se divertir”. Jogo e bebida para se divertir... Noitadas e mulheres para se divertir... Tudo para se divertir!

Olhando para São José, vemos como é linda a nossa vocação de homens. Deus confiou no homem e lhe entregou uma mulher, do mesmo modo que entregou Maria a José. Deus, que é Pai, entregou ao homem a missão de ser pai. O Senhor lhe confiou filhos para criar. São filhos de Deus, mas Ele os entregou ao homem para que cuidasse deles. Deus confiou em nós.

O homem precisa se “re-ligar” urgentemente com Deus. Religião não é apenas coisa de mulher ou de criança. Religião é, antes de tudo, coisa de homem. Porque o que olha para frente, o que aponta para meta, o que arrasta para o ponto de chegada é a locomotiva. É preciso que ele fixe o seu olhar para onde está a finalidade da vida: Deus. É preciso que ele saiba que não vai sozinho para lá. Ele vai com uma família: sua mulher e seus filhos.

É preciso que os homens reassumam sua responsabilidade e sejam homens com todas as letras maiúsculas e não apenas o H. É ser homem total: de corpo, alma e espírito. Retomar a sua missão: ser o chefe da casa, o cabeça da família. O homem de Deus, por Ele escolhido e em quem Ele confiou como confiou em José. Para quem o Senhor entregou uma família. A graça de ter uma Maria e um menino Jesus não foi só para José. A mulher que Deus confia ao homem é tão amada e querida por Ele quanto Maria Ele que confiou a José.

Os filhos e as filhas que Deus lhe entregou são tão preciosos para Ele quanto o Filho que confiou a José. Os filhos que você tem, os filhos que você, como jovem vai ter, são tão preciosos para o coração do Pai quanto o Filho Único que o Pai tem, que é Jesus. Ele confiou esses filhos a você, como confiou Jesus a José. Por isso, você não pode brincar com sua escolha, com a sua paternidade, com a missão que o Senhor lhe entregou, com a confiança que Ele depositou em você.

(Trecho extraído do livro “Valei-me São José” de monsenhor Jonas Abib)
Publicado no Portal da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: