"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Austeridade: Uma palavra que precisa ser vivida por todos os evangelizadores


São João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho.”Profeta do Altíssimo” (Lc; 1,76), ele supera todos os profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe e encontra sua alegria em ser “o amigo do esposo” (Jo 3,29), que designa como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Precedendo a Jesus “com o espírito e o poder de Elias” (Lc 1,17), dá-lhe testemunho por sua pregação, seu batismo de conversão e, finalmente, seu martírio. (CIC§523)

Muitos personagens cercam o nascimento de Cristo. São José, a Santíssima Virgem Maria, os pastores, os magos do oriente… Porém é preciso que se destaque a figura de alguém que nasceu pouco antes de Jesus e que teve um papel fundamental no ministério de Jesus: João, o Batista. Ele veio para preparar o caminho para Jesus. Ele veio para anunciar que o tempo da salvação chegou.

A figura de João Batista sempre me chamou a atenção. Talvez pela sua austeridade, coisa que admiro tanto, - Talvez pela sua verdade e pela sua confiança em Deus… O fato é que eu o admiro. A sua missão é uma missão bela e árdua. Preparar o caminho do Senhor.

Não seria essa a missão de cada um de nós? Afinal como cristãos, estamos esperando a sua segunda vinda. E embora não saibamos o dia e nem a hora, podemos ver que a cada dia que passa esse dia se aproxima cada vez mais. E nós temos a missão de preparar a vinda do Senhor nos dias de hoje. Vivemos tempos difíceis. As pessoas precisam conhecer o Salvador. Não precisamos nós apresentá-lo?

Às vezes temos impulso de fazê-lo, mas nos falta coragem, decisão, determinação… Muitas vezes até fazemos um bom anúncio, mas a nossa vida não ajuda. E ai entra essa tal austeridade.

Mas o que seria austeridade? Segundo o Dicionário On-line Priberam Austeridade significa rigor de disciplina, severidade, inflexibilidade de caráter, entre outros. Para mim falar de João Batista é falar de um homem altamente disciplinado, com um carater digno e severo consigo mesmo. É difícil anunciar o Senhor sem ao menos buscar tais qualidades. Pois muitas vezes a palavra que anunciamos cai em descrédito pelos nossos atos.

Eu infelizmente ainda estou longe de ser um homem disciplinado. Estou longe de ser um homem austero. Mas estou tentando ser. Entre altos e baixos (e como existem baixos), Deus tem me formado para ser um homem austero e firme. Essa mesma firmeza, essa mesma austeridade, podemos enxergar em São José, pai adotivo de Jesus, que teve a sua festa no dia de ontem.

Hoje fica o convite: Sermos austeros. Buscarmos uma disciplina de vida, de oração… Revermos o nosso carater. Somos evangelizadores. Precisamos que a nossa vida confirme as nossas palavras. Eu me proponho a tentar. E você?


Dominus Vobiscum

Veja também: Podcast: O Nascimento de Jesus Cristo | Um dos maiores acontecimentos da história da humanidade
Clique AQUI e envie seu comentário.

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: