"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O Menino é Deus conosco

Um dos episódios lindos da história sagrada é o encontro de Deus com Abraão junto ao carvalho de Mambré. Deus conversou com Abraão sobre o futuro, enquanto Sara escutava atrás da porta. Abraão serviu uma refeição ao Senhor sob a árvore (Gen 18, 1-5). Magnífico: Deus conversou e tomou uma refeição com Abraão!

Mais lindo é o que acontece no Natal: Deus assumi a nossa natureza humana e vem morar conosco. O poeta se encanta com a mão amiga no ombro a dar coragem e consolo. Imagina Deus morando entre nós, caminhando conosco, qual membro de nossa família! Como a dizer: Vocês não são uma nação rejeitada. Pelo contrário, são bem amados, conforme os anjos cantaram na noite santa: “Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens que Ele ama” (Lc 2, 14).

Se tu vives na solidão e te sentes em abandono, lembra-te: O Menino está contigo e te ama. Ele desceu das alturas divinas para morar contigo.

A véspera do Natal é tempo de esperança. Também para a família e para as comunidades. É igualmente tempo de solidariedade: O que o Menino faz por nós, de algum modo nós fazemos para os necessitados. Não só os pobres, mas também as pessoas idosas, abandonadas, no hospital, no presídio, na rua.

Uma coisa difícil, mas que agrada a Deus é o perdão e a reconciliação. Como diz uma oração eucarística: “Vosso Espírito Santo move os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se dêem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz”.

Quando eu era coroinha, sempre achei lindo o convite do padre na Missa, em latim: “Sursum corda”! (Corações ao alto!). É o convite para o povo a caminho. É proibido desanimar! Faço meu o convite da liturgia: “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima”!

Feliz Natal!

Publicado no Portal da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: