"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 20 de novembro de 2007

"... sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8, 28)


"... sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8, 28)

Verdade, promessa, experiência, sugestão?

Paulo falou aos cristãos daquela época, e fala pra nós hoje. É promessa de Deus, e verdade de fé. É experiência de quem viveu essa realidade e sugestão para nós que ainda caminhamos rumo à glória futura, a Jerusalém Celeste, à casa do Pai.

Podemos questionar, como há um bem? Em meio a tanta dor, tanto sofrimento, problemas nas famílias, na comunidade, na Igreja? Vamos voltar ao contexto em que este texto foi escrito, assim poderemos entender o que Paulo nos quis dizer.

Voltando um pouco na carta veremos
"Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rm 8,18).
Era justamente neste contexto que Paulo afirma com tanta convicção e propriedade que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Paulo não fala do "bem" como conforto, alegria, facilidade, fartura. Ele como um sofredor de açoites, prisões, perseguições não seria alheio a esses sofrimentos para dizer que isso seria um bem.

O bem que nos fala é superior aos bens desse mundo. O bem é a conformação à Jesus que as dificuldades, tribulações nos dão "os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho" (Cf Rm 8,29). Se passamos dificuldades neste mundo é para que nos conformemos a Jesus.

Se está difícil de entender, vou ser mais prático. Sabe aquele irmãozinho na Igreja que tem a enorme capacidade de lhe tirar a paciência. Pois você que foi "chamado segundo o propósito de Deus, e predestinado para ser conforme a imagem de Jesus", saiba que este irmão deve lhe formar na paciência e no amor.

Se hoje sofremos tribulações, é porque precisamos ainda ser melhores, pacientes, esperançosos, misericordiosos. E se você me diz, como é que uma criança com fome na rua concorre para o bem dos que amam a Deus? Ela não ama a Deus? Não foi chamada? Eu lhe digo foi sim. Ela é vítima daqueles que não aceitam o chamado à conformidade com Jesus. E eu e você que fomos chamados, devemos agir, amar e acolher esta criança. A fome desta criança irá concorrer para que eu me conforme a Jesus no amor.
"Qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe" (Mc 9,37).

Então, devemos aprender que as dificuldades com os pais, com os amigos, na comunidade, na Igreja, no trabalho, na faculdade, na escola, com a família, não devem ser motivos de quedas para nós. Precisamos gravar em nosso coração que tudo o que acontecer conosco é para o nosso "bem". Não é em vão, tem um objetivo. Nossos sofrimentos atuais nos conformam a Jesus. Conformar: "do Lat. Conformare, formar, dispor, configurar; conciliar, harmonizar, amoldar-se; identificar-se".

Tenho me deixado "conformar" a Jesus, no meu estado de vida? Na minha vocação específica?

Isto justifica as palavras de quem é provado justamente no seu carisma, na sua vocação! Porque foi chamado para "nisto" ser conformado a Jesus. É difícil, mas, que nosso SIM seja SIM, e nosso NÃO seja NÃO!

No tempo do advento, que breve entraremos na santa liturgia da Igreja, precisamos perceber quais "coisas" têm concorrido para o meu "bem", segundo o "propósito" de Deus pra mim.

Nos consagremos à Virgem das Graças, que formados por Ela, sejamos cada vez mais semelhantes à Jesus! Essa é nossa meta!

Edgar Nogueira Lima
(edgarnlima@gmail.com)
Comunidade Rahamim
Novembro/07

Nenhum comentário: