"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

"Os jovens transformarão a sociedade se formarem santas famílias."

"Os jovens transformarão a sociedade se formarem santas famílias."

(Pe. Piamarta)


É fácil entender o porquê dessa afirmação. A sociedade está cada vez mais desequilibrada. É triste ver tudo isso acontecendo e achar que não tem mais jeito. Canso de ouvir pessoas dizerem frases do tipo "É o fim do mundo.", "A sociedade está sem jeito.". Ouvindo isso, chego a desanimar. A pensar em resolver os meus problemas, tentar sobreviver às dificuldades que aparecerão para mim e pronto. É mais cômodo. Querendo ou não, terei que lutar contra meus problemas. Mas decidir agir na sociedade é opção minha. A opção de não aperfeiçoa-la é também quase que automática, ela irá piorar. Porque na descida qualquer um ajuda. Não precisa nem esforço.

Ouvindo uma pregação do Padre Léo me encantei com uma afirmação dele: "Eu não acredito mais nos jovens de hoje. Só acredito nos jovens evangelizados!" Isso, no decorrer ele explica, porque somente os jovens evangelizados têm sua potência maior exercitada e instigada a desenvolver-se: o Amor! O mundo tem castrado nossa juventude. Tem nos feito platéia, podado nosso poder de mudança, de transformação, de exigência. E porquê fez isso? Porque conhece nosso potencial: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno." (I Jo 14b) O inimigo tem detonado a juventude na droga, no álcool, na prostituição, no sexo desregrado, na depressão e com isso tirado todo o poder de transformação da palavra de Deus que "permanece em vós".

Podemos perguntar, mas o que isso tem a ver com as famílias? Muito. A maioria dos jovens que estão nas drogas, no álcool, na prostituição, na depressão, são jovens que já não tiveram famílias. São vítimas dos próprios pais. Pais que são ausentes, mães solteiras, mães prostitutas, pai alcoólatra, pai drogado, pais viciados, são filhos órfãos de pais vivos. Isso é sério demais.

Você pode se perguntar, mas como mudar as famílias? Pois é, devemos mudar a nossa. Não podemos nos contentar com a nossa própria família entregue ao mundo. Porque nós poderíamos ser também vítimas dessa falta de educação e moral. Fomos salvos pela misericórdia divina. Dessa forma, devemos cuidar de nossas crianças e jovens. As crianças para que não sofram as conseqüências dos erros de seus pais e os jovens porque em breve serão os pais. Só famílias novas, formadas pelos "jovens evangelizados" poderão transformar a sociedade. Pois o motor da sociedade sou eu e você, juntos. Marx afirma que o "homem com sua ação transforma a sociedade." E qual tem sido minha ação e a sua para transformar a sociedade?

Não falo de grandes revoluções e rebeliões, isso tem que ser caso extremo e se, somente se, necessário. Mas falo de modificações diárias, cotidianas. Agir com responsabilidade, pensar nas conseqüências, respeitar o direito do outro, obedecer aos pais e autoridades, desde que não fira a moral e ética, rezar com os pais, com o(a) namorado(a) para viver a castidade, dar bom dia e perguntar "como vai?", coisas assim farão uma grande diferença. Aumentará nosso sentimento de sociedade, me levará a perceber o outro e a ser menos egoísta.

Hoje precisamos agir nas nossas famílias, tirar todo tipo de mal costume que hoje percebemos. Mudar comportamentos, vocabulário, atitudes que ferem o coração de Deus e nos fazem menos santos. Converse com seu pai, ou mãe, ou avó, enfim aquele que você hoje percebe abertura. Deixe-os cientes da responsabilidade que têm sobre os filhos. Mostre que eles têm autoridade sobre a casa, sobre quem entre e sai. Até sobre os anjos eles têm autoridade de mandá-los ficarem em casa ou não. Se seus pais não fazem isso ainda, faça você. Como filho você também pode. E com o tempo, evangelize seus pais. E eles vão trabalhar com seus irmãos. É uma ação em cadeia, Jesus agiu em você e você continua a obra.

Nesse mês, nos confiaremos à Nossa Senhora da Assunção! Santa Mãe, santa Mulher!

Edgar Nogueira Lima
edgarnlima@gmail.com
Coordenador Comunidade Rahamim

Nenhum comentário: