"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 2 de abril de 2011

Tribulação: oportunidade de conversão

Padre Reginaldo Manzotti
Foto: Clarissa Oliveira/CN
Seguir a Deus não é não ter cruz, por isso não devemos nos desanimar, mas confiar que o Senhor tem o melhor para nós. Temos que compreender que na vida nós estamos numa caminhada, e o ponto de partida para todos nós é compreender que as tribulações não podem ser compreendidas como castigo ou algo que nos atrapalha. Não há discipulado sem cruz, no eixo do discipulado há cruz.

Quando eu falo de cruz, estou falando do Crucificado, o nosso Redentor. No discipulado, tribulação, sofrimento e aflições fazem parte de um caminho de santificação. Se nós olharmos para a nossa vida veremos que todas as situações de sofrimento nos levam a um caminho de purificação.

A tentação vem do diabo, e as tribulações, é Deus quem permite. Vejamos essa palavra que nos ajudará a meditar melhor sobre essa realidade:
"pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos" (Hb 12,6-8).

Você percebe que o discípulo precisa ser formado e provado. Quem ama quer constantemente provas de amor. O castigo de Deus não é um castigo para nos aniquilar ou fazer o mal, mas sim para nos formar e educar.

Na escola de Jesus temos as tribulações e provações como pedagogia, mas tudo isso por amor. Nós temos que compreender que nós estamos na pedagogia da cruz, o sofrimento nos ajuda.

Olhamos para o esvaziamento de Jesus na cruz, e nos perguntamos: Por que Deus não fez nada? Por que Ele não tirou Seu Filho da cruz? Isso é a sabedoria de Deus. Ninguém gosta de sofrer e nem deve pedir ou buscar o sofrimento, pois não precisa ele vem.

O mais importante do que a saúde do corpo é a saúde da alma, por isso as provações estão a nosso favor e constituem uma sábia pedagogia de Jesus. As provações nos tiram do mundo e nos levam para Deus.

Fiéis participam atentamente da pregação do Padre Manzotti
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Se você está muito mergulhado nos prazeres do mundo, muito abastecido dos bens materiais, ou tem tudo nas mãos; eu digo: Você não é uma pessoa feliz, porque são alegrias momentâneas e vão passar. Hoje o mundo somente nos oferece prazeres que passam rapidamente como as drogas, bebidas e tantas outras coisas. Por isso digo mais uma vez, as provações nos arrebatam para Deus. Deus não mexe com quem não quer, mas Ele permite que as provações aconteçam para aqueles que querem segui-Lo de perto porque essa pessoa saberá entender que é para o seu bem.

Você acha que é uma pessoa que já produz algum fruto? Claro se nós estamos aqui ou acompanhando onde você estiver, é sinal de que já damos muitos frutos e por isso a necessidade de ser podado para poder dar mais frutos.

É verdade que dói, e dói mesmo mas é para o nosso bem. Eu indico um livro muito bom sobre Madre Tereza de Calcutá que reflete para nós uma mulher que se entregou por Nosso Senhor e lutou pela santificação da Índia, um grande exemplo de vida dedicada através da caridade ao povo e a Deus. Ela, mesmo passando por um momento terrível de aridez espiritual, nunca deixou de praticar o bem, a caridade.

Nós queremos muitas vezes vida fácil, nós não queremos enfrentar os demônios interiores porque queremos facilidade, temos muitas vezes um coração duro. Entenda que esse caminho de discipulado é uma subida cheia de dificuldades, mas que tem o auxílio de Nosso Senhor.

A fé verdadeira só chega depois da tribulação, por isso deixa vir a tribulação. O Papa Bento XVI foi espetacular na sua encíclica “Spe Salvi” onde diz que, "a fé se torna verdadeira quando se assume a cruz e caminha com esperança no Senhor Jesus".

"A fé verdadeira só chega depois da tribulação" Padre Manzotti
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Quais são as suas tribulações ou provações? Identificá-las é o primeiro passo e depois caminhar. É preciso identificar na vida espiritual o que você está vivendo. Precisamos aprender a identificar os problemas em nossa vida, digo isso para todos, pois sem Deus ficamos fracos e por isso a necessidade de se colocar diante do Senhor.

Eu sei que não estou sozinho nesse momento, Deus está comigo, esse estar na presença de Deus, essa fé de que Deus está comigo independe da situação em que vivo.

Se eu estou passando por provação eu colherei o fruto de uma fé provada. Depois de uma provação, de uma tempestade vem a bonança, mas é preciso um esperar ativo em Deus caminhando com Ele e confiante. Deus nos prova não para nos humilhar, mas para que nós possamos perceber o quanto necessitamos d'Ele, e o quanto somos frágeis.

Assista trecho dessa pregação



Transcrição: Saulo Macena


Padre Reginaldo Manzotti




Nenhum comentário: