"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Quer dedicar-se integralmente ao Senhor? (ICor 7,25-40)


1 – Leia o texto
 25 A respeito de quem é virgem, eu não tenho ordem do Senhor; é um conselho que dou, de um homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. 26 Penso que é uma vantagem, por causa das angústias presentes, sim penso que é vantajoso para o homem permanecer assim. 27 Estás ligado a uma mulher? Não procures separar-te. Não estás ligado a uma mulher? Não procures mulher. 28 Todavia, se te casares, não pecas; e se uma virgem se casa, não peca. Mas as pessoas casadas terão pesadas provações a suportar, e eu vos quisera poupar.
29 Eis o que digo, irmãos: o tempo se abreviou. Doravante, aqueles que têm mulher sejam como se não a tivessem, 30 os que choram como se não chorassem, os que se alegram como se não se alegrassem, os que compram como se não possuíssem, 31 os que tiram proveito deste mundo, como se não aproveitassem realmente. Pois a figura deste mundo passa. 32 Eu quisera que fôsseis isentos de preocupações. Aquele que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor: ele procura como agradar ao Senhor. 33 Mas aquele que é casado preocupa-se com as coisas do mundo: ele procura como agradar à mulher, 34 e fica dividido. Do mesmo modo a mulher sem marido e a jovem solteira preocupam-se com as coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e de espírito. Mas a mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo: ela procura como agradar ao marido. 35 Digo-vos isso em vosso próprio interesse, não para vos armar uma cilada, mas para que façais o que convém melhor, e fiqueis unidos ao Senhor sem divisões.
36 Se alguém, transbordando de ardor, pensa não poder respeitar a sua noiva, e que as coisas devem seguir o seu curso, proceda conforme a sua idéia. Ele não peca: eles que se casem. 37 Mas aquele que tomou em seu coração uma firme resolução, fora de toda coação, e, em plena posse de sua vontade, tomou em seu foro íntimo a decisão de respeitar a sua noiva, este fará bem. 38Assim aquele que desposa a sua noiva faz bem, e aquele que não a desposa fará ainda melhor. 39A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Se o marido morrer ela fica livre para se casar com quem quiser, mas somente com um cristão. 40 Entretanto, ela será mais feliz, a meu ver, se ficar como está; e acredito que também eu tenho o espírito de Deus.
Primeira Epístola aos Coríntios 7,25-40
2 – Assista a explicação sobre o texto
3 – Mais informações
Este trecho pode ser a tentativa de Paulo em responder ao questionamento de jovens que, motivados por seu exemplo, estavam inseridos na tarefa de evangelização, e que por isso queriam saber qual escolha seria a melhor: o matrimônio ou o celibato.
Tendo em mente que para cada um é dada uma vocação (7,7), o apostolo diz que não há mandamento para a questão, mas que dará um conselho baseado na sua própria experiência de evangelizador. É preciso entender bem que a passagem trata-se de um conselho apostólico direcionado para a missão. E sua primeira afirmação é o que vai guiar todo esse conselho: que cada um permaneça na condição (casado ou solteiro) em que se encontra (7,27).
Mas o apóstolo deixa claro que, aquele que, solteiro, deseja casar-se não há aí mal algum (7,28a). O conselho para que os solteiros não se casem é para que estes se vejam livres das obrigações próprias do matrimônio (7,26-28b) e possam dedicarem-se integralmente ao serviço ao Senhor. Além disso, orienta, aos que, casados, não fujam de suas obrigações com o pretexto da atividade cristã.
Mas por que São Paulo parecia criticar o casamento? Na verdade, ele não acreditava que um estado de vida poderia ser melhor que o outro. O desejo do apóstolo é que todos tenham como prioridade o anúncio do Reino e a volta iminente de Cristo. Por isso a ênfase do apóstolo a que se viva nessa perspectiva do fim dos tempos (7,29-31).
Em relação ao matrimônio, duas coisas precisam ser entendidas com estas explicações de São Paulo: primeiro que ele não está negando a possibilidade dos casados se dedicarem à evangelização. Mas está mostrando que estes precisam se dividir entre o trabalho do Senhor e a prioridade de sua vocação que é cuidar da família. Além disso, combater o desequilíbrio daqueles que, casados, deixavam suas famílias a ermo para se dedicar às atividades na Igreja.
4 – Como aplicar o texto na vida
- Se ainda não sei minha vocação, que passo tenho dado para descobrí-la?
- Vejo em mim sinais de dedicação integral ao Senhor, ou sinais de dedicação ao Senhor no seio de uma família?
- Se casado, vivo minha participação na Igreja de modo a ter como prioridade meu cônjuge e filhos?
5 – Comente, participe através da área abaixo
Esse texto foi escrito em Estudos sob as tags: .

Nenhum comentário: