"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Domingo da busca do reino

Jesus lembra aos seus seguidores que o discipulado é opção, acima de tudo, por Deus e pelo seu reino. O dinheiro é rival irreconciliável com o Deus verdadeiro, que é doador generoso. Jesus quer ver os seus seguidores livres da preocupação excessiva com comida e roupa. Eles são convidados a olharem os pássaros do céu e os lírios do campo e perceberem o cuidado de Deus com a sua criação, e, mais ainda, com o ser humano. A cobiça está profundamente ligada à ansiedade e leva a pessoa a ser possuída por seus bens, mais do que a possuí-los. O que está em jogo é a concentração nos valores do reino e a confiança em Deus.

Vivemos num mundo em que, cada vez mais, consumir parece ser a meta fundamental para ser feliz. A pessoa fica dividida entre o seu desejo mais profundo e as “coisas” que o mercado oferece. Há uma profunda relação entre a procura do reino e o desapego das preocupações consumistas que a sociedade nos impõe pela propaganda e pela ideologia individualista. Esse apelo nada tem a ver com o desencanto pela vida e pelas coisas que ela oferece. Jesus nos ensina a mudar o objeto da preocupação e colocar o reino como valor absoluto.

Na assembléia litúrgica, expressamos esta opção fundamental por Deus e pelo seu reino e recebemos o seu carinho na palavra que nos orienta e na mesa que sacia a nossa sede e fome de amor e de felicidade.

Retirado da Revista de Liturgia

Fonte: Blog do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: