"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 15 de agosto de 2010

Domingo da Assunção da Virgem Maria

Cantamos as maravilhas que o Senhor fez por nós, porque, fazendo Maria passar da morte à vida, deu-nos o sinal da vitória de toda a humanidade pela ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que são sinais de uma humanidade nova.

“Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés, e coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1).

Oração inicial:

Ó Deus, pela ressurreição do teu Filho, Jesus Cristo, alegraste intensamente a Virgem Maria. Deste a ela a graça de participar plenamente da tua glória no céu. Ensina-nos os teus caminhos para chegarmos à plena realização de nossa vocação humana. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

1ª leitura: Apocalipse 11,19; 12,1-6a.10b

O texto que vamos ouvir faz parte do livro do Apocalipse, escrito animar as comunidades cristãs perseguidas em tempos de grande opressão contra os pobres. Vamos acolher o que o Senhor nos revela por meio desta palavra. Faça a leitura na sua Bíblia

Salmo responsorial 45(44):

Na leitura ouvimos que, apesar da perseguição e do sofrimento, Deus mostra seu poder ficando do lado dos mais fracos. Cantamos este salmo, lembrando de Maria que foi coroada de glória e peçamos ao Senhor que nos anime na caminhada para a plena comunhão.

Reze o Salmo:

Cheia de graça a rainha está
À vossa direita, ó Senhor!

À vossa direita se encontra a rainha,
Com veste esplendente de ouro de Ofir.
As filhas de reis vêm ao vosso encontro,
Com veste esplendente de ouro Ofir.

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
“Esquecei vosso povo e a casa paterna!
Que o rei se encante com vossa beleza!
Prestai-lhe homenagem é vosso Senhor!”


Entre cantos de festa e com grande alegria,
Ingressam, então, no palácio do rei.

2ª Leitura: 1 Coríntios 15,20-26


No capitulo 15 da 1ª carta aos coríntios temos a mais antiga profissão de fé das comunidades cristãs: Cristo Jesus, morreu e ressuscitou. Vamos acolher, neste testemunho das comunidades, a palavra de Deus para nós.

Aclamação ao evangelho:

Aleluia! Alguém do povo exclama, como é grande ó Senhor quem te gerou e alimentou.
Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou.

Lucas 1, 39-56

Escutando o canto de Maria ao visitar Isabel deixemos que a alegria desta palavra tome conta de nós, e nos ajude a viver no meio das dificuldades da vida.

Para concluir a meditação:

A festa da assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e a vitoria definitiva sobre todas as mortes. É isso o que Maria proclama em seu cântico, continuando os cantares de outras mulheres como Miriam, Judite, Ana... Ela exulta de alegria, porque a salvação se tornou mais próxima que nunca e porque ela será para as gerações futuras o sinal de que Deus cumpre o que promete.

Celebrando a assunção da virgem Maria aos céus, o Senhor renova em nós a sua aliança e nos propõe viver relações novas e profundas que vão passo a passo apontando o sentido de nossa vida e as razões pelas quais batalhamos.

Como Maria, glorificada e adornada de sol, catemos o hino dos redimidos, na esperança de sermos libertados, enfim, do jugo da morte, junto com toda a criação. Que a força do dragão seja vencida pela força do Cristo que venceu a morte.

Retirado da Revista de Liturgia

Nenhum comentário: