"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 13 de junho de 2009

Santo Antônio de Pádua; grande teólogo e pregador

Fernando Martin e Bulhoes de Taveria Azevedo. O nome parece grande e talvez não facilite a compreenssão. Vamos tentar outra vez, com um nome mais simples: Santo Antônio. É ele mesmo: o santo franciscano que atrai devotos no mundo inteiro. Por um lado, e conhecido como Santo Antônio de Pádua, por outro e conhecido como Santo Antônio de Lisboa. A explicação para os dois nomes é simples. Santo Antônio nasceu em Lisboa Portugal e na cidade italiana de Pádua viveu grande parte de sua vida. A primeira etapa de sua vida religiosa ele viveu em Portugal como Agostiniano e em Pádua como frade da ordem de São Francisco de Assis.



Na Itália ele passou a ser conhecido como grande teólogo e pregador. O aparelho fonador do santo foi preservado da corrupção e esta exposto para a veneração dos devotos que visitam a cidade Ele foi canonizado pelo papa Gregorio nono em 1232 e proclamado doutor da igreja em 1946. Sua fama se espalhou por todo o mundo, atraindo devotos de todas as idades, inclusive no Brasil onde a devocão é bem expressiva.

Estamos falando do Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o clero, desde 2006. Asssim como todos os cardeais que passam a ser titulares de uma igreja em Roma quando recebem o Cardinalato, Dom Cláudio Hummes recebeu esta Igreja em 2001, onde ele faz questão de celebrar uma vez por semana. Aqui a Fe e a tradição dos brasileiros com certeza esta bem representada.

Publicado no Blog Canção Nova em Roma

Nenhum comentário: