"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viva a fé dentro da sua condição (ICor 7,17-24)


1 – Leia o texto
 17 No mais, cada um viva segundo a condição que o Senhor lhe atribuiu, e na qual se achava quando Deus o chamou. É o que eu prescrevo em todas as igrejas. 18 Um era circunciso quando foi chamado? Não dissimule a sua circuncisão. Outro era incircunciso? Não se faça circuncidar. 19 A circuncisão nada é e a incircuncisão nada é: tudo está em observar os mandamentos de Deus. 20 Cada um permaneça na condição em que se achava quando foi chamado. 21 Eras escravo quando foste chamado? Não te preocupes com isso, pelo contrário, mesmo que pudesses te libertar, procura antes tirar proveito da tua condição de escravo. 22 Pois o escravo que foi chamado no Senhor é um liberto do Senhor. Do mesmo modo aquele que foi chamado quando era livre é um escravo do Cristo. 23 Alguém pagou o preço do vosso resgate: não vos torneis escravos dos homens. 24 Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que se achava quando foi chamado.
Primeira Epístola aos Coríntios 7,17-24


2 – Assista a explicação sobre o texto
3 – Mais informações
São Paulo  reforça seu papel de apóstolo, de autoridade e de unidade, pois esse é o ensinamento dado a todas as Igrejas. Mas a situação  (de se permanecer cada um na sua condição) é ampliada ao âmbito social – religioso. De modo especial duas condições: circunciso/incircunciso e escravo/livre.
Quanto a questão da circuncisão, esta gerava divisão na Igreja. A circuncisão não era, para Paulo, uma condição para o cristão. Por outro lado, os circuncisos, estando em terras pagãs, não deviam adaptar-se aos costumes locais. Onde lemos: fiel ao chamado – pode ser também traduzido por:cada um fiel a sua vocação cristã.
Esse chamado também não é somente para os livres, mas também para os escravos. Se fosse assim a comunidade ou o cristão escravo teriam que arcar com o pagamento da alforria. E o apóstolo não pede ao escravo que recuse a alforria quando esta é possível, mas que assuma a vocação de cristão mesmo enquanto escravo.
Para isso São Paulo apresenta uma inversão interessante: aquele que é escravo torna-se livre em Jesus; e aquele que é livre torna-se servo do Cristo. Pois todos, escravos e livres foram comprados pelo preço do sangue do Senhor, sendo assim libertos e servos do Cristo e não dos homens. Finaliza o trecho reforçando necessidade em que cada um assuma sua vocação de cristão independente de sua condição de vida.
4 – Como aplicar o texto na vida
- Qual a minha condição (familiar, profissional, vocacional…)?
- Vivo a opção cristã dentro dessa minha condição?
- Ou espero que algo aconteça para a partir daí começar a viver o cristianismo?
5 – Comente, participe através da área abaixo
Esse texto foi escrito em Estudos sob as tags: .


Fonte: Por trás das Palavras

Nenhum comentário: