"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

"É necessário que você se renda a Deus"

Teve início às 20h a Missa que abriu o XXVIII Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Palmas (TO) e assistente espiritual da RCC, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada por sacerdotes de todas as regiões do Brasil.

Na homilia, relacionando a liturgia do dia com o tema do Congresso, "Jesus Cristo é o Senhor", Dom Alberto recordou que: "O Espírito Santo nos faz proclamar que Jesus é o Senhor (...) É necessário que você se renda a Deus".

Missa de abertura do Congresso Nacional da RCC
Foto: Regiane Calixto


No início da Missa, Dom Alberto saudou a Comunidade Canção Nova, o Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni, os presbíteros e diáconos presentes, os membros da RCC e todos os que acompanhavam a abertura do evento através dos meios de comunicação.

Antes da Missa, em entrevista ao cancaonova.com, o assistente espiritual da RCC considerou que "todo congresso da Renovação Carismática Católica "é uma oportunidade preciosa de formação, encontro, intercâmbio de experiências e de exercícios daquilo que é próprio da renovação, o exercício dos carismas". "A Renovação sai crescida de cada congresso e nós temos a certeza de que este ano acontecerá a mesma coisa", assegurou.

Dom Alberto ressaltou ainda que, no início deste Congresso, traz no coração o desejo de que todos os participantes tenham um encontro "mais precioso com Jesus Cristo" e afirmou: "Jesus Cristo é o Senhor. É o que nós queremos proclamar".

"Muitas vezes deixamos que Deus tome conta da nossa oração, mas, não deixamos que Ele tome conta do nosso coração, e por isso, muitas vezes trazemos a idolatria ao dinheiro ou a prisão por alguns afetos e isso não deixa que nos abandonemos inteiramente a Deus", disse durante a homilia.

"Tome a sua decisão rápido, imediatamente". Após esta exortação, que finalizou a homilia, o arcebispo conduziu um forte momento de clamor por cada Diocese do Brasil. "Para que respondam aos apelos do tempo atual, para que respondam ao apelo de Deus", orou. Em seguida convidou todos a rezarem pelo Papa Bento XVI e definiu o atual Pontífice como um "homem escolhido pelo dom do Espírito para conduzir a Igreja de Jesus Cristo e que conta com a oração da nossa Igreja". Recordou-se, ainda, do Ano Sacerdotal e orou por todos presbíteros. Cada concelebrante foi motivado a impor as mãos sobre o povo e clamar pela efusão dos dons do Espírito Santo.

Ao final da Celebração, a secretária-geral, Maria Beatriz Vargas, e, em seguida, o presidente da RCC no Brasil, Marcos Volcan, deram boas vindas ao congressistas e às autoridades religiosas presentes. "Estamos para proclamar e viver o que é excelência da nossa pregação: 'Jesus Cristo é o Senhor' (...). Não viemos como mestres, mas, como aqueles que querem aprender do Senhor", concluiu.

Assista ao vídeo: Dom Alberto após Santa Missa






XXVIII Congresso Nacional da RCC
Publicado no Portal da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: