"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade e Quaresma: O equilíbrio está no centro…


Caríssimos, hoje ainda eu publiquei algumas notícias em relação ao Santo Padre, tanto no que diz respeito a Quaresma, como no que diz respeito a Campanha da Fraternidade. Ainda postei dois livros que no meu entender, podem ajudar você a viver com mais intensidade tanto uma coisa como a outra.

Porém gostaria de fazer um breve comentário aqui no blog, a respeito desse tempo que estamos vivendo que no meu entender é um tempo de graça, e de graça abundante.

A Quaresma é um tempo litúrgico que vivemos e que antecede a Páscoa do Senhor. É um tempo vivido por toda a Igreja Católica. Nesse tempo somos chamados a viver a conversão pessoal, moldando nossas vidas à vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em todo mundo, os católicos vivem (ao menos deveriam viver) intensamente esse tempo.

Aqui no Brasil, nós vivemos uma graça enorme: A Campanha da Fraternidade. A cada ano, a CNBB promove um tema, para ser discutido, debatido e para gerar em nós uma conscientização dos pecados sociais que cometemos. Esse ano o tema é Fraternidade e Segurança Pública e o lema A paz é fruto da justiça. A Campanha da Fraternidade é uma espécie de gesto concreto, onde os católicos podem fazer algo melhor pelo povo brasileiro. Embora seja feita apenas aqui no Brasil, ela é admirada no mundo inteiro.

Porém o que quero dizer a você é algo que um amigo dizia até de forma engraçada, mas que se aplica muito bem aqui: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Não podemos viver a Quaresma ignorando a Campanha da Fraternidade, nem tampouco viver a Campanha da Fraternidade, esquecendo-se que estamos nesse tempo litúrgico. Quando eu estava na minha paróquia, ouvia sempre alguém reclamando a respeito disso. Uns reclamavam porque só se cantava cantos da Campanha da Fraternidade. Outros porque ao invés de reuniões para debater o tema, “perdia-se tempo” rezando o rosário ou a via sacra. Na verdade ambas as reclamações são infundadas. É possível viver bem as duas coisas. Nas missas pode-se cantar cantos da Campanha e também cantos litúrigos do tempo Quaresmal (que aliás são belíssimos!). Pode-se promover atos concretos nas paróquias em relação a Campanha da Fraternidade e também momentos de oração…

A Quaresma gera em nós uma conversão pessoal, através dos nossos atos de piedade, da confissão, da esmola, do jejum… A Campanha da Fraternidade gerá em nós uma conversão social, fazendo com que percebamos aquilo que fere o nosso povo e fazendo com que possamos mudar atos em nós que tenham consequência na nossa sociedade.

A Igreja aconselha: O Equilíbrio está sempre no meio. No centro.

Viva bem a Quaresma. Viva bem a Campanha, que por sinal não se encerra depois de 40 dias. Ela vai até a terça feira de carnaval de 2010.

Dominus vobiscum

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: